top of page

Método experimental

 

      Cada integrante do grupo (6 no total) ficou responsável por uma moeda de 50 centavos (de borda grossa) retirada da circulação comercial durante todo tempo do experimento.

 

      Em primeiro momento, visando testar a probabilidade de cada moeda para tirar cara ou coroa e testar a primeira  hipótese, foram feitos lançamentos numa mesa plana (mínimo de 1000 por integrante, média de 1176) sendo o lançamento feito através de um impulso com o dedo. Os impulsos eram aplicados alternadamente entre a face da cara e da coroa visando a eliminação de uma possível tendenciosidade devido a preferência de lado.

 

      Houve também uma segunda e terceira tomada de dados, porém desta vez com uma massa  de 0.2849(4) g acrescida em cada moeda, sendo feito no mínimo 100 medições por integrante para a massa colada no lado da cara e outras 100 medições sendo feito no lado da coroa. Tais tomadas de dados visam confirmar a segunda hipótese proposta, sendo previsto que em caso de validade, então a tendenciosidade em relação a primeira tomada de dados deverá ter se acentuado

 

bottom of page